CONCEITO

A gama Conceito representa os vinhos porta-estandarte da casa. São vinhos clássicos, que ostentam uma imagem moderna e provocante, com o icónico círculo vazio rodeado de pormenores, que se tornou o logotipo da Conceito.

DOURO
CONCEITO
ÚNICO TINTO
A filosofia da linha Conceito Único é a de isolar uma parcela bem determinada de uma vinha muito velha, com mais de 100 anos. Não basta que a exigência da equipa de enologia, liderada por Rita Marques, entenda que estas uvas de grande qualidade não fazem falta ao Conceito tinto, é preciso que o seu perfil não seja alterado em nada. Assim, só em anos verdadeiramente excepcionais se poderá lançar este vinho, que ganhou instantaneamente estatuto de culto no mercado. Com um perfil leve, aroma fragrante e uma magnífica patine e textura, o Conceito Único tinto abriu uma nova fronteira sobre o que se pode esperar de um tinto do Douro. Para brilhar a acompanhar um cabrito assado no forno com batatinhas.
DOURO
CONCEITO
ÚNICO BRANCO

O Conceito Único branco é feito com uma parcela específica de uma vinha muito velha, com mais de 100 anos. É o novo topo de gama da Conceito Vinhos e sai apenas em anos excepcionais. Mas isso não chega. É preciso que a equipa de enologia, liderada por Rita Marques entenda que estas uvas especiais não vão fazer falta, nem diminuir, nem mesmo causar a mínima alteração no perfil do Conceito branco. Este é assim um vinho de raridade extraordinária, com uma incrível precisão e definição, uma expectativa de longevidade de 25 ou mais anos, e que imediatamente se impôs no mercado como um vinho branco de culto. Recomendado para peixes delicados, em pratos de alta cozinha.
DOURO
CONCEITO
TINTO

Conceito Tinto é lançado todos os anos desde 2005. Fermentado em cubas de aço inoxidável, tem origem em vinhas muito velhas, com muita variedade de castas. Define-se como um Douro clássico, de grande sedução, muita precisão na definição aromática, uma frescura natural ímpar, textura sedosa, grande equilíbrio e suntuosidade contida. Melhora em garrafa com os anos, sendo assegurada uma longevidade de pelo menos 15 anos. Acompanha na perfeição assados no forno e cortes nobres de carne..
DOURO
CONCEITO
BRANCO

Conceito Branco é lançado todos os anos desde 2006. Fermentado em barricas usadas de carvalho francês, tem origem nas melhores uvas de vinhas muito velhas. É um vinho rico e concentrado, mas com incrível subtileza e sedução. Melhora em garrafa durante pelo menos 10 anos, e é ideal para peixes e mariscos em confeção delicada.
IVV
CONCEITO
BASTARDO
 
Tem origem em vinhas da família, plantadas há cerca de 50 anos. A casta Bastardo amadurece muito cedo, muito antes de qualquer outra tinta. Foi assim decidido vinificá-la em lagar, com pisa a pé e leveduras autóctones. Feito desde a colheita de 2007, hoje em dia tem estágio apenas em cuba de aço inoxidável. Foi desde o primeiro momento um vinho de paixões, já que a sua cor engana o olhar distraído, que se surpreende com um aroma cheio e especiado e uma boca redonda e glicerinada, que tornam este vinho um prazer à mesa. É um vinho que evolui muito lentamente em garrafa, quase não mudando ao longo dos anos. Muito versátil à mesa, acompanha na perfeição comida asiática e pratos baseados em tomate.
LEGÍTIMO
TINTO


Contraponto do Bastardo, procura oferecer uma alternativa à imensa clientela que todos os anos ficava desiludida com o esgotar precoce de um vinho que com o tempo ganhou seguidores fieis. O Legítimo usa as normais castas do Douro, mas procura o mesmo apelo sedutor que o Bastardo oferece, uma leveza especiada e gulosa que o tornam suave, fresco e apetecível. Feito com um mínimo de intervenção, procurando um estilo natural, despojado e direto, é uma nova aposta da Conceito para 2018.

IVV
CONCEITO
ESPUMANTE BRUT NATURE

Uvas de chão do Douro, mas com a casta austríaca Grüner Veltliner, fizeram este branco fugir da denominação para o selo IVV. Feito pela primeira vez na colheita de 2012, é fermentado em barricas usadas de carvalho francês e depois espumantizado e estagiado em garrafa ao longo de muitos meses numa cave fria de temperatura constante. É um espumante rico, cheio de nuances de brioche e pain grillé, a que se junta o apimentado excitante da casta. Bolha fina e firme, sucrosidade generosa que se equilibra na secura extrema para privilegiar as caraterísticas da casta, este é um espumante que tanto se bebe sozinho como pode acompanhar uma gama variada de pratos.
VINHOS VERDES
CONCEITO
ALVARINHO BRANCO

Desde 2010 é feito com uvas cuidadosamente selecionadas na origem na sub-região de Monção e Melgaço, e é vinificado em cuba de aço inoxidável, sem qualquer estágio em madeira, de forma a evidenciar as características da casta neste magnífico terroir. É um vinho rico e poderoso, mas com a subtileza e sofisticação usuais na gama Conceito. Melhora em garrafa durante 10 ou mais anos. Recomendado para peixes grelhados e pratos vegetarianos.
ÁFRICA DO SUL
CONCEITO
ZA TINTO

Depois da riqueza terrosa do Cabernet Sauvignon-Merlot de Breedekloof em 2011, o Conceito South Africa é desde 2015 um tinto fresco e exuberante, que nos fala do chão vermelho e velhas vinhas de Swartland. A extrema precisão da vinificação em cuba de cimento, seguida do estágio em barricas usadas de carvalho francês, trouxeram uma suave leveza, bem apoiada na maturação rigorosa, e uma imediata sedução. Um vinho tinto para carnes grelhadas, que irá melhorar em garrafa ao longo de muitos anos.
PORTO
CONCEITO
VINTAGE

O terroir do Vale da Teja assegura uvas com excelente acidez e equilíbrio, graças aos seus solos, altitude, conjunto de castas. Tradicionalmente, daqui vêm grandes Portos Tawny. Foi assim uma grande surpresa quando a Conceito certificou o primeiro Porto Vintage, da vindima de 2005. O vinho apresentava uma impecável estrutura, cor e concentração, oferecendo uma boca cheia e madura, sem com isso perder a fantástica acidez que esta zona oferece. No ano clássico de 2007, o vintage conseguiu ainda ser mais elegante e complexo. Os vintages da Conceito reflectem a filosofia da casa e a sua enologia cuidada e rigorosa. Entretanto, passou mais de uma década e os vinhos estão a evoluir como grandes vintages, ganhando em subtileza e complexidade, vinhos de prazer desde o primeiro momento, sem compromissos quanto à sua longevidade. Acompanha na perfeição sobremesas com base em chocolate, ou em maçã, bem como frutos secos ou queijos gordos.
PORTO
CONCEITO

LBV

O Late Bottled Vintage da Conceito é feito como se fosse um Vintage tout court, e entrega a frescura, equilíbrio e profundidade dos vinhos do Porto da casa. Os dois anos adicionais de estágio antes do engarrafamento tornam o vinho acessível mais cedo, arredondam-lhe os taninos e aumentam a sua complexidade. O Conceito LBV é um vinho de prazer, que tanto se pode beber a solo, como acompanha um ousado steak au poivre, ou sobremesas com chocolate, maçãs, frutos secos ou queijos. O packaging igual ao do Conceito Vintage não é um acaso. Na opinião dos enólogos da Conceito, este LBV é um Porto de primeira água, um topo de gama que evoluirá durante muitos anos em garrafa.
PORTO
CONCEITO

TAWNY 10 ANOS

O Tawny 10 anos da Conceito é um vinho que faz a ponte entre duas gerações à frente dos destinos da casa. Uma base de grandes tawnies concebida no tempo do José da Costa Ferreira e seu irmão Luís da Costa Ferreira, foi longamente estagiada em cubas de cimento (curiosamente, uma técnica que volta hoje a estar na primeira linha da enologia moderna). A sobrinha-neta Rita Marques trouxe um novo entendimento a estes vinhos, fazendo evoluir muito lentamente o lote, trazendo uma nova frescura e riqueza, afinando com punhos de renda a base que hoje é engarrafada como um tawny moderno, com brilho e leveza, profundidade, complexidade, prazer. Um vinho perfeito para queijos de pasta dura ou as tradicionais sobremesas com base em ovos e açúcar.

CONCEITO by Barbeito

A uma sólida amizade juntou-se um entendimento comum sobre os vinhos e o modo de os fazer. Rita Marques e Ricardo Freitas, dos vinhos Barbeito, partilhavam ainda uma paixão pelos vinhos da Madeira. O desafio surgiu e na vindima de 2014 Ricardo veio para o Douro. Juntos procuraram as uvas certas nas melhores vinhas, alinharam ideias e definiram os estilos a procurar. Além dos vinhos já lançados, há outros em cave, onde terão longo estágio.

PORTO
CONCEITO
by Barbeito RUBY

O Porto Ruby é pensado como um vintage, procurando nas vinhas velhas e sua composição de castas um perfil que não se baseia exclusivamente na estrutura de taninos, antes procura um equilíbrio entre os taninos firmes mas flexíveis, a acidez refrescante e o uma fruta copiosa e abundante. Este é um vinho leve, fresco e fragrante, sem concessões à longevidade, podendo ser desfrutado já ou melhorar em cave durante longos anos. Pode ser bebido a solo, ou acompanhar sobremesas elegantes com chocolate ou caramelo.
PORTO
CONCEITO
by Barbeito BRANCO

Este é um Porto Branco inovador, uma espécie de “Porto Vintage Branco”, algo que a regulamentação não prevê, e assim é identificado em cada ano pelo número de Lote, sendo que o Lote 1 é de 2014. Feito com uvas de vinhas muito velhas, é pisado a pé em lagar de pedra e após um curto estágio é engarrafado. É um vinho concentrado e intenso, mas com surpreendente leveza e equilíbrio, que o tornam muito adequado para um fim de refeição, servido bem frio, a solo ou acompanhando sobremesas tradicionais com ovos e amêndoa ou frutas.